Manchas de óleo são removidas das praias do litoral norte de Sergipe | Foto: Portal Infonet |
O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, informou que sobrevoou todo o litoral norte de Sergipe até a foz do Rio São Francisco em uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e constatou que a limpeza foi concluída. A retirada do material da praia foi coordenada pela Petrobras, que foi convocada pela Adema em virtude da experiência nesses casos.
O próximo passo, conforme o diretor-presidente, é descobrir a origem do óleo. “O material foi coletado e saiu hoje com destino a Salvador, onde passará por análise e poderemos saber se veio de uma plataforma ou navio cargueiro. Com esse resultado, vamos saber se a autoria desse crime ambiental”, explica Gilvan Dias.
A Capitania dos Portos de Sergipe esteve ontem, 24, no local e recolheu amostras para análises em laboratórios da Marinha. S for comprovado que a origem do óleo é de uma embarcação ou plataforma, esta será autuada.
A Petrobras também se manifestou e informou que fez análise em amostras coletadas em praias do Nordeste e concluiu que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.
Fonte: Verlane Estácio