Novas manchas de óleo voltam a aparecer em praia de Pirambu (SE) | Foto: Fan F1 |
Também nessa quinta-feira, foram recolhidos pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) três tonéis cheios de petróleo. Um na Praia do Jatobá – Barra dos Coqueiros (SE), e os outros dois na capital, na Praia da Atalaia e na Praia Formosa.
Equipes da Capitania dos Portos, Adema, Ibama e Petrobras estão atuando de forma conjunta para limpeza das áreas afetadas e identificação dos responsáveis. Os tonéis foram levados para Capitania dos Portos de Sergipe e amostras do óleo foram encaminhadas para o laboratório da Marinha, no Rio de Janeiro. As análises facilitarão a identificação dos culpados. Por enquanto, não é possível determinar se o vazamento ou descarte foi feito no Brasil ou em outro país.
Desde o começo deste mês, machas de óleo apareceram em pelo menos 105 praias do litoral do nordeste, do Maranhão a Sergipe e já provoca danos à vida marinha. O petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas encontradas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.
Na próxima terça-feira, 1º, representantes de órgãos ambientais de todos os estados do nordeste se reúnem em Recife para discutir o assunto e traçar medidas que reduzam o impacto ambiental nas áreas afetadas.
Fonte: Leonardo Barreto / Fan F1