Petroleiros fazem manifestação contra fechamento da Petrobras em Sergipe | Foto: Fan F1 |
Alegando a necessidade de redução de custos, a Petrobras já anunciou o fechamento da sede administrativa na capital sergipana. Além disto, no primeiro semestre deste ano a estatal fechou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no município de Laranjeiras (SE). O sindicato dos Trabalhadores Petroleiros Petroquímicos, Químicos e Plásticos no Estado de Sergipe (Sindipetro) aponta que estas medidas já sinalizam a saída completa do estado, o que impacta diretamente pelo menos 1200 servidores. Além destes, a categoria aponta para o prejuízo na cadeia produtiva do estado.
Os manifestantes ainda apontam a recente descoberta de poços gigantescos de gás natural em Sergipe, mas na contramão dos investimentos, a Petrobras tem reduzido o quadro efetivo no estado.
Os sindicalistas garantem a permanência de atos como o de hoje, para sensibilizar parlamentares e a própria população quanto a permanência da Petrobras em Sergipe.
O ato desta sexta-feira, 20, ainda se posiciona contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal e contra a privatização de estatais.
Fonte: Leonardo Barreto / Fan F1