PM comemora 100 dias sem registro de homicídios no bairro Santa Maria | Foto: J Pereira |
O comandante do policiamento na área, Coronel Hilário, atribuiu a redução da violência a reimplantação da Polícia Comunitária no local. “Onde esta proposta é implantada, os resultados são positivos. A polícia fica mais próxima da comunidade, que passa a enxergá-la como parceira no combate à criminalidade, o que é positivo para todo mundo”, pontuou.
Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, o Coronel Hilário, disse que já trabalha para restabelecer esta política de segurança em todo estado e que alguns municípios já foram visitados para isto.
Assistente Social do Movimento Juventude Sergipana em Ação, sediado no bairro Santa Maria, Lucivânia Ferreira, contou que a implantação da Polícia Comunitária no Bairro Santa Maria foi fundamental para redução da violência e mudança da perspectiva que os jovens tinham sobre o Poder do estado. “Muitos aqui não gostavam de polícia, mas diante da mudança na forma de abordagem, na integração e na participação da polícia na comunidade, muitos deles hoje já querem ser policiais. Esses agentes públicos passaram a ser visto como apoiador e não como repressor”, destacou.
Apesar deste reconhecimento, Lucivânia lembrou que ainda tem muito a ser feito, mas que a redução significativa na taxa de violência, já abre um novo horizonte para comunidade.
Fonte: Leonardo Barreto / FanF1