Manchas de óleo continuam aparecendo na região em Sergipe (Foto: ASN/Arquivo) |
Foram realizados 412 registros nos onze estados brasileiros afetados pela mancha de óleo, cuja origem ainda está desconhecida. Destes registros, foram observadas ocorrências em 162 áreas oleadas, seja por manchas ou vestígios esparsos. Até o momento, conforme o relatório do GAA, já foram recolhidas 4.538, 43 toneladas de óleo no litoral brasileiro. Em Sergipe, foram recolhidas quase 350 toneladas, a maioria está armazenada em uma estrutura de depósito mantida pela Petrobras, em Carmópolis.
Neste último monitoramento, foi identificado um montante de resíduo oleoso abandonado no Mosqueiro, em Aracaju, que se encontra em péssimo estado de embalagem. Esses resíduos, conforme o GAA, devem ser transportados para embalagens mais apropriadas que deverão ser disponibilizadas pelo comando da Marinha do Brasil.
Em consequência do óleo, 44 municípios brasileiros pediram o reconhecimento de estado de emergência. Apenas 14 foram reconhecidos. Em Sergipe, são sete em situação de emergência, todos já reconhecidos pelo Governo Federal: Aracaju, Pacatuba, Pirambu, Estância, Brejo Grande, Itaporanga D´Ajuda e Barra dos Coqueiros. Para atender as demandas do estado de Sergipe, o Governo Federal já autorizou o empenho de montante superior a R$ 2,584 milhões, com a meta de realizar atividade de limpeza, monitoramento, contenção e recolhimento do óleo derramado na costa litorânea do estado.
Por Cassia Santana / Infonet