Operação está em andamento em Aracaju. (Foto: Portal Infonet) |
A operação foi deflagrada a partir da viralização de denúncias acerca de irregularidades em postos na região por meios das redes sociais. Segundo a diretora do Procon Estadual, Tereza Raquel, a ação é rotineira, mas desta vez contou com um aparato maior a partir do apoio do ITPS e da ANP. “Recebemos denúncias e houve um vídeo no whatsapp que viralizou. A intenção do Procon é garantir que o consumidor tá adquirindo um produto de qualidade. Convidamos o ITPS e a ANP, sendo que o primeiro está verificando a quantidade e o segundo a qualidade. Juntando essas duas informações, nós geraremos um relatório para dizer se os postos fiscalizados estão de acordo com as normas”, comentou.
De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz, o papel do órgão na operação tem por intuito certificar se o estabelecimento está cumprindo o que estabelece o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de verificar se a quantidade de combustível abastecida é proporcional ao registrado na bomba. “Nós fomos convidados pelo Procon Estadual a participar dessa operação junto a ANP e o que nos está competido é a quantidade e o estado físico do instrumento, que é a bomba de combustível”, concluiu.
As diligências oriundas da operação estão em andamento e um balanço dos resultados devem ser divulgados ainda durante esta terça-feira.
Por Daniel Rezende