Secretaria Municipal de Saúde recebeu 2 mil doses da vacina pentavalente (Foto: SES) |
De acordo com informações passadas pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, neste primeiro momento, a secretaria se organiza para fazer a distribuição e garante que a partir da terça-feira, 14, as primeiras doses já estarão sendo distribuídas nas unidades básicas de saúde da capital.
A Secretaria optou por não divulgar os primeiros postos que serão contemplados com as doses. De acordo com a assessoria do órgão, o motivo é para evitar tumulto e confusão, mas a orientação é para que os pais entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 156, para saber se o posto de saúde mais próximo dele já foi contemplado com as vacinas.
A previsão é que até a sexta-feira, 17, todas as 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão receber as doses da vacina.
SES
Segundo a enfermeira da Central de Imunização da SES, Ana Beatriz Lira, os 75 municípios receberão a vacina, porém a quantidade é reduzida para atender toda a população sergipana. A entrega acontecerá até o dia 28 de janeiro, mas os municípios podem se antecipar e retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde, sem a necessidade de agendamento.
O Ministério da Saúde informou que mais vacinas foram compradas e os lotes estão passando por testes de qualidade, entretanto, não confirmou quando estarão disponíveis. “Nossa sugestão é que os pais procurem a Unidade Básica de Saúde e mais rápido possível, principalmente aqueles que têm crianças com as doses atrasadas”, concluiu Ana Lira.
Aplicação
A vacina pentavalente garante aos bebês proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. A pentavalente é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade.
Por Aisla Vasconcelos
com informações da SES