Higienização dos ônibus tem acontecido também durante repouso nos terminais (Foto: Setransp) |
O decreto publicado pela Prefeitura de Aracaju estabelece que os ônibus não podem circular com passageiros em pé. O limite do veículo é o de assentos disponíveis no ônibus. Apesar de não ter o poder de proibir a entrada de mais passageiros nos ônibus, os profissionais das empresas estão alertando sobre os riscos da aglomeração, e para a SMTT, a medida tem surtido efeito. De acordo com a assessoria de comunicação, na última segunda-feira, 23, foi observado uma redução de 74% no número de passageiros – queda considerada positiva nesse cenário de isolamento social.
A higiene é outra medida que está recebendo uma atenção especial. De acordo com a SMTT, os ônibus estão passando por limpezas não só na garagem, mas também durante os momentos de repouso nos terminais. Equipes estão distribuídas pela capital para realizar a higienização dos ônibus.
Desde o início dessa semana o transporte público em Aracaju vem circulando com 30% da frota reduzida, fora dos horários de pico. Em horário de fluxo, a frota volta a normalidade. Nos finais de semana, a redução da frota é de 50%. As medidas visam diminuir a circulação de pessoas nas ruas.
Por Ícaro Novaes | Infonet