Veterinária diz que animais não transmitem Coronavírus

A veterinária Mayra Hamdan diz diz que animais não transmitem Covid-19 (foto: arquivo pessoal)
Com a pandemia do coronavírus no Brasil, a população que ama animais começa a se preocupar com a possibilidade de transmissão da doença, o que já foi descartado por veterinários. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Kitty Lima (CIDADANIA), disse que um fato está preocupando: pessoas desinformadas estão abandonando animais domésticos. Em Sergipe, assim como no restante do país, médicos veterinários estão tranquilizando a população.

Segundo Kitty Lima, animais não transmitem a doença e abandoná-los é crime. “Não existe nenhum tipo de diagnóstico profissional e científico que aponte a disseminação desta nova doença nos nossos animais. Temos nos assustado com a ignorância que tem se inserido na discussão deste tema. Precisamos lembrar à população que os animais são partes da nossa família e que em grande parte do planeta o ato de abandono é crime”, alerta.

A deputada informou que nos últimos dias, seu mandato tem recebido diversas ligações de tutores e membros da causa animal demonstrando preocupação com relatos falsos que têm sido disseminados nas redes sociais sobre a possibilidade de contágio.

“A companhia amorosa é um verdadeiro antídoto para os enfermos em tempos normais, que dirá nesses tempos dolorosos que estamos e que enfrentaremos nos próximos dias. Responsabilidade e compaixão é tudo que nós, ativistas da causa animal, pedimos aos tutores de pets de todo o mundo”, enfatiza.

Outro vírus

Veterinários explicam que os cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécies, mas que não tem qualquer relação com o Covid-19 e o mais importante: NÃO É TRANSMITIDO PARA O SER HUMANO E NEM AS PESSOAS TRANSMITEM PRA ELES.

A veterinária Mayra Hamdan, que atua em Sergipe foi enfática ao informar que não existem evidências de que pets estejam adoecendo em virtude da pandemia do coronavírus e nem que tenham a capacidade de propagar a doença.

Por Aldaci de Souza – Agência Alese

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem