A campanha ressalta a importância dos cuidados preventivos e levanta debates importantes sobre a saúde do homem. |
Além de ter o foco na prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul também mobiliza o público masculino a cuidar, prevenir e tratar outros tipos de doença, não só durante o mês de novembro, mas em todos os outros meses.
Kamila Fialho, da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, explica que a realização de exames preventivos podem ajudar a ter um tratamento mais eficaz do câncer de próstata. “A realização dos exames de forma preventiva pode facilitar o tratamento e aumentar as chances de cura”, ressalta.
Os exames preventivos do câncer de próstata, segundo Kamila Fialho, são recomendados aos homens a partir dos 30 anos. “Com essa idade, o homem já pode comparecer ao urologista e fazer os exames laboratoriais pelo menos uma vez por ano”, explica. Além disso, ela fala sobre as medidas que precisam ser tomadas se houver a identificação de anomalias durante os exames preventivos. “Caso alguma alteração seja descoberta, os acompanhamentos com o urologista serão mais intensos e a regularidade de exames passa a ser a indicada pelo profissional”, completa.
Cuidar da saúde é coisa de homem
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Porém, mesmo com o alto índice da doença, Kamila Fialho observa que existe um certo preconceito acerca de algumas medidas preventivas, como o exemplo do exame do toque. “A população coloca coloca um tabu em relação ao exame do toque e faz até algumas brincadeiras de mau gosto que tiram totalmente o verdadeiro sentido de fazer o exame”, desabafa. “Ele existe, é necessário e pode salvar vidas”, explica.
O Novembro Azul, além de trazer visibilidade à saúde do homem, também levanta debates sobre temas considerados tabus. Durante o mês da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará uma série de ações que favorecem o cuidado da saúde do homem. “Os homens precisam se cuidar, fugir de preconceitos e sempre buscar o esclarecimento”, pontua Kamila.
Por Isabella Vieira e Verlane Estácio
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 8827-5587
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes: