De acordo com projeção de pesquisadores da UFS, o número de casos da doença deve atingir um novo pico entre os dias 20 de março e 10 de abril – Foto: ASN |
As medidas são as seguintes: adoção de toque de recolher em determinado período do dia; suspensão de eventos e reuniões que favoreçam aglomerações; suspensão, nos finais de semana, de atividades presenciais não essenciais de comércio e prestação de serviços, como os localizados em shopping centers e centros comerciais, restaurantes e similares, podendo funcionar em sistema remoto ou de entregas.
O pedido é baseado em dados que mostram que a pandemia de Covid-19 passa por um período de aceleração. E, de acordo com projeção de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o número de casos da doença deve atingir um novo pico entre os dias 20 de março e 10 de abril.
Além disso, o documento aborda que, na quinta-feira (25), os leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs) destinados a pacientes de Covid-19 tinham 95% de ocupação na rede privada e de 80% na rede pública, considerando, segundo o ofício, os “hospitais mais equipados para atendimento do paciente grave”, que seriam o Huse, Hospital de Cirurgia, Hospital São José, Hospital do Coração e Hospital Renascença.
O risco de colapso é, segundo o documento, agravado pela redução do número de leitos de UTI para pacientes de Covid-19 em comparação ao ano passado, quando Sergipe chegou a ter 203 leitos intensivos para pacientes com a doença e, atualmente, conta com 166.
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, Sergipe registrou 150.533 casos e 2.955 mortes causadas pela doença.
O que diz o governo
De acordo com a superintendência de comunicação do governo, o estado ainda não foi comunicado sobre a recomendação, mas ressaltou que, desde março, as medidas a respeito da pandemia são tomadas com base na orientação do Comitê Técnico-Científico, que deve voltar a se reunir na próxima quinta-feira (4).
Na última reunião, que ocorreu no dia 25 de fevereiro, o governador não descartou a adoção do toque de recolher, como já vem sendo feito em outros estados afetados pela alta ocupação de UTIs.
Com informações do G1 Sergipe e MPfs
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 8827-5587
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes:
Tags
Efeitos do Coronavírus
Governo de Sergipe
Ministério Público de Sergipe (MP-SE)
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Ministério Público Federal (MPF)
Notícias
Saúde