Defesa Civil sobrevoa áreas de SE que margeiam Rio São Francisco

(Foto: Depec)
O diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), tenente-coronel Luciano Queiroz, junto ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel Alexandre Alves, fizeram um sobrevoo com o auxílio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) nas áreas sergipanas que margeiam o curso do Rio São Francisco, a fim de realizarem ações preventivas de Defesa Civil nos lugares que serão afetados com o aumento da afluência do rio nos próximos dias.

O tenente-coronel informou que a situação ainda permanece em total normalidade. “Atualmente a vazão encontra-se em 1.000m3/s e o seu aumento será de forma gradativa. Na próxima quarta-feira,20, faremos outro sobrevoo, quando a vazão estará em torno de 2.500m3/s. Avaliaremos as áreas a fim de verificar se existe alguma situação de risco para as comunidades ribeirinhas”, declarou.No decorrer da vistoria aérea foi observado que em alguns municípios existem criações de gados em croas e ilhotas no curso do rio. “Esses locais são bancos de areia que se formaram ao longo dos últimos anos conforme o nível da água do rio foi diminuindo. Alertamos aos proprietários que façam a retirada imediata desses animais e os transfiram para locais seguros, pois daqui a alguns dias essas áreas ficarão totalmente submersas”, afirmou Luciano Queiroz.

Aumento da vazão do Rio São Francisco

Na última terça-feira,11, o Depec recebeu um comunicado emitido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o qual informava sobre a vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho e Xingó, que aumentaria a partir da quarta-feira,12, em consequência da elevação da sua afluência. O aumento ocorrerá de forma gradativa e será de 500 metros cúbicos por segundo (m3/s) a cada 48 horas. A quantidade de água liberada iniciou com 1.000m3/s e terá seu ápice no dia 24 de janeiro, quando atingirá 4.000m3/s.

O comunicado chama a atenção sobre a importância da desocupação das áreas ribeirinhas ao longo da calha principal do rio, de modo que 13 municípios sergipanos devem ficar em estado de alerta, sendo eles: Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

Fonte: SES



Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco

Email: portalneopolitano@gmail.com

Contato: 79 9 8827-5587

Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano

PORTAL NEOPOLITANO

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem