(Foto: PMA) |
Os novos alunos são aqueles que serão matriculados na rede municipal de ensino pela primeira vez. É aquela criança que irá à escola pela primeira vez, ou o estudante que era de uma escola pública de outra cidade, que vem de escola particular ou de uma unidade de ensino de outro estado.
O cadastro com os dados do aluno deverá ser realizado através do Portal da Matrícula, no endereço eletrônico https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline/. A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, afirma que este processo online tem sido de extrema importância para que os estudantes e suas famílias garantam a vaga do estudante na rede municipal de ensino de forma rápida e prática.
“Desde 2017 estamos ofertando às mães, pais e responsáveis o sistema de Matrícula Online, o qual acabou com a situação de terem que enfrentar grandes filas, e até mesmo faltar ao trabalho ou dormir em frente à escola para conseguirem uma vaga para seu filho. O cadastro do aluno é realizado em questão de minutos e, além disso, disponibilizamos uma equipe de profissionais para auxiliar em caso de dúvidas ou demais orientações”, pontua a secretária Cecília.
O prazo para a matrícula online de alunos novos vai até o dia 25. Após a solicitação da matrícula no site, a confirmação deverá ser feita com a entrega da documentação do aluno e do responsável (quando menor de idade) na unidade de ensino escolhida até o dia 28 deste mês e mediante agendamento prévio com a direção escolar. O início das aulas do Ano Letivo 2022 está previsto para o dia 7 de fevereiro.
“Esta é a terceira fase do processo de matrícula para garantir vaga em uma das unidades de ensino da rede. É importante que o aluno ou seu responsável se atente aos prazos e não esqueçam que além do acesso ao portal, haverá que fazer a entrega da documentação na escola. Outra necessidade que não pode ser esquecida, é de incluir as declarações de vacinas atualizadas entre estas documentações”, explica o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Ricardo Abreu.
Central de Atendimento
Uma estrutura de Central de Atendimento foi organizada pela Semed para sanar dúvidas e fornecer mais informações ou soluções de qualquer dificuldade que possam ocorrer durante a matrícula online. Sete profissionais estarão à disposição da população.
Os número para contato são: 3179-1538 / 3179-1574; e pelo WhatsApp 98106-2969. A central de atendimentos estará disponível das 7h às 17h, entre os dias 19 e 25 deste mês.
Documentação exigida
Cópia do Registro (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável ou do aluno (quando maior de idade);
Cartão de Vacinação do aluno atualizado, que é um documento que será necessário para os casos de crianças até 6 anos de idade e para os anos iniciais do ensino fundamental;
Comprovante de residência com CEP, que deve estar atualizado há no mínimo 3 meses ;
Guia de Transferência da escola de origem ou uma Declaração Escolar, com prazo de 30 dias ;
Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS) para alunos da Educação Infantil;
Termo de Responsabilidade com todas as informações prestadas, que também precisa ser assinado e datado;
3 fotos 3×4 coloridas.
Fonte: AAN
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