O número de medidas aumentou em mais de 50% e reflete o esforço para o atendimento às vítimas de violência contra a mulher |
Conforme o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, no ano de 2020, Sergipe contabilizou a concessão de 1.634 medidas protetivas de urgência. No ano seguinte, 2021, esse número foi de 2.610. Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a variação entre os anos de 2020 e 2021 foi de 58,3%.
Segundo os dados reunidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Sergipe ficou na terceira posição entre os estados que apresentaram a maior variação no número de medidas protetivas de urgência concedidas no Brasil. O estado ficou atrás apenas dos estados de Goiás (190,2%) e Alagoas (95,3%).
De acordo com a delegada Renata Aboim, as medidas protetivas de urgência são uma ferramenta essencial na prevenção a crimes mais graves, como o feminicídio. “É muito importante que as pessoas que vivenciam esse contexto de violência ou tenham algum conflito procurem a delegacia, ao menos para se informar do que pode ser feito e evitar, até mesmo, um crime mais grave, que é o feminicídio”, alertou.
Em Sergipe, no acompanhamento das medidas protetivas, as vítimas contam com o apoio da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar. A capitã Fabiola Goes destacou a atuação da unidade. “Nós levamos mais segurança para essas mulheres que estão em uma situação de maior vulnerabilidade. Quando a gente fiscaliza, há um grande potencial de evitar o feminicídio”, detalhou.
As vítimas de violência doméstica podem procurar o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A unidade funciona em regime de plantão, atendendo às vítimas durante o dia e a noite. O DAGV, em Aracaju, fica localizado na rua Itabaiana, 258, no bairro São José. Os casos de flagrante podem ser denunciados pelo 190, da Polícia Militar. As denúncias de crimes recorrentes contra a mulher podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181).
Fonte: SSP/SE
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 8827-5587
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes: