Foto: André Moreira |
“O MS liberou que fosse aplicada, 28 dias após a segunda dose, uma dose adicional exclusiva para os imunossuprimidos graves. Depois de quatro meses, a primeira dose de reforço é aplicada e, após mais quatro, a segunda dose de reforço é recebida, o que conclui o esquema em cinco doses exclusivo para este público”, detalha a secretária de Saúde, Waneska Barboza.
Segundo as orientações do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave: imunodeficiência primária grave, tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV / AIDS, uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais, uso de drogas modificadoras para o sistema imune, uso de drogas modificadoras da resposta imune, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Esquema vacinal e pontos
Os imunossuprimidos graves devem ter no seu cartão cinco doses. Para aqueles que se encaixam neste critério, mas ainda não tomaram todas as doses, a orientação é procurar um ponto de vacinação.
As salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. Quatro delas (UBS Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca) têm horário estendido, das 8h às 18h. Os pontos nos shoppings funcionam das 8h às 17h, e o drive e o Carro da Vacina, das 8h às 13h.
Durante os finais de semana do mês de agosto, a SMS manterá os pontos de vacinação nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque) aos sábados, das 10h às 16h.
Fonte: AAN
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 8827-5587
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes: