Foto: Ascom/Semdec |
O órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) emitiu alerta na última quinta-feira, 3, para o período de 72h, com base em aviso encaminhado pelo serviço de previsão meteorológica que integra o ClimAju, assim como em atenção aos boletins divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Desde então, já foram registrados 61 milímetros de chuva, sem registro de ocorrências de maior gravidade. Nesse período houve atendimento a ocorrência relacionada a desabamento em edificação que já estava desocupada, no bairro Lamarão, sem relação com a chuva. Além disso, foram registradas queda de árvores, com pronto recolhimento por parte da Empresa Municipal da Serviços Urbanos (Emsurb).
No bairro Coroa do Meio, com as chuvas desta manhã, a equipe da Defesa Civil avaliou necessidade de desobstrução de bueiros, para maior fluidez do escoamento da água da chuva. A demanda foi rapidamente atendida pela empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que também atuou em outras localidades da capital, de forma preventiva.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Ten. Cel. Silvio Prado, ressalta que a Prefeitura de Aracaju atua de forma integrada. “Monitoramos a instabilidade climática constantemente, de maneira a intensificar ações preventivas, com a atuação dos diversos órgãos da gestão municipal”, salientou.
De acordo com o secretário, as precipitações deste domingo já superaram o esperado para todo dia. “Estavam previstos 30 mm, porém já registramos, somente no início desta manhã, 45 mm. A previsão é de continuidade, até amanhã, com episódios de chuva intercalada com estiagem”, destacou Silvio Prado.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, reforça que o alerta em vigor cessa logo mais às 17h, com perspectiva de renovação por mais 24h. As medidas podem se confirmar com base nas atualizações dos serviços de previsão meteorológica monitorados pelo órgão.
“No início da vigência do alerta, foi possível observar pancadas de chuva intensas e passageiras, chegando a registrar volumes de até 40 mm, no período de uma hora, o que pode ser considerado um volume significativo tendo em vista o curto espaço de tempo. Nessa ocasião, o maior volume foi registrado no bairro Santa Maria”, avaliou o coordenador.
Já no sábado, 5, foi registrado baixo volume de chuva e nesse domingo (6), foram observadas pancadas de chuva de forma mais distribuídas, porém mais constantes, com maior incidência na região central da cidade, como os bairros 13 de Julho e Jardins; e na zona Norte, nos bairros Porto Dantas e Cidade Nova.
As equipes permanecem em atenção. Em situação de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199, que funciona 24h.
Fonte: AAN
Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco
Email: portalneopolitano@gmail.com
Contato: 79 9 8827-5587
Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano
PORTAL NEOPOLITANO
Siga nossas redes: