Chuva atípica em Aracaju já soma acumulado de 83,2 milímetros

Foto: Semdec
Em atenção constante às informações dos serviços de meteorologia, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça medidas preventivas que contribuam para a redução de riscos, na capital. O monitoramento de dados indica o comportamento atípico, para novembro, com superação da média histórica.

“A Defesa Civil tem registrado volumes atípicos de chuva para essa época do ano. A média, nos últimos 30 anos, para o mês de novembro, é de 38,3 milímetros. No entanto, neste ano, somente nos oito primeiros dias do mês, já foram registrados 83,2 milímetros, dos quais 28,2 milímetros nas últimas 24h”, indica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.

Com base nos dados do serviço de previsão meteorológica, que integra o ClimAju, e boletins do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já foram emitidos dois alertas de chuva moderada. O primeiro deles na última quinta-feira, 3, com duração de 72h, e o segundo de 24h, encerrado no início da tarde desta terça-feira, 8.

“Apesar do baixo volume de chuva, foram observadas pancadas intensas e passageiras, com maior incidência na zona Sul, com destaque para o bairro Santa Maria, onde foi registrado o maior volume”, aponta o coordenador da Defesa Civil, considerando que, em relação às últimas 24h, não foram observados impactos ocasionados pelas precipitações.

No Bairro América, ao acompanhar monitoramento da equipe em área de encosta, o morador da região, José Santos, apesar de residir em uma rua mais afastada do morro, revela que a presença do órgão transmite maior segurança à comunidade.

“Sabemos que é uma área de risco. Por isso, ver a equipe avaliando é muito bom. Ficamos mais tranquilos e agradecemos muito pelo trabalho que fazem aqui”, considera o morador.As equipes realizam monitoramento sistemático nas áreas de risco da capital, com base no mapeamento desenvolvido e atualizado constantemente pelo órgão. Além disto, a Defesa Civil disponibiliza o serviço emergencial 199, em funcionamento 24h, para atendimento à população.

Ocorrências

Desde a emissão do primeiro alerta, na quinta-feira da semana passada, foram atendidas 12 ocorrências. No entanto, apenas quatro estiveram relacionas a precipitações, sendo duas referentes a alagamento, sanados rapidamente pela Empresa Municipal da Obras e Urbanização (EMURB); um colapso de cobertura em prédio desocupado, sem vítimas; e uma avaliação de rico de colapso, em atendimento conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju , também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Fonte: AAN


Notícias de Neópolis e Baixo São Francisco

Email: portalneopolitano@gmail.com

Contato: 79 9 8827-5587

Informações com credibilidade é a marca do Portal Neopolitano

PORTAL NEOPOLITANO

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem